10 Dicas para o InstaStories

Artigo publicado no dia: 13 Fevereiro 2018
Categoria: Gestão de Redes | Autor: Priscila Pires

Em 2017, o Instagram foi a rede social que teve o maior crescimento em Portugal.

Se o Instagram acompanha as nossas vidas, o Instagram Stories fá-lo durante 24 horas. Lançado no Verão de 2016, cerca de 250 milhões de utilizadores começaram a adoptar e a estimar o Stories com muito carinho, e em muito pouco tempo. Em primeiro lugar, o tempo diário passado na app aumentou significativamente, passando dos 24 minutos, para os 32. Se já custava pouco fazer scroll pelo feed, agora, basta carregar em uma InstaStory e deixar a app fazer o trabalho todo, enquanto percorremos os olhos pela partilha dos vários momentos.

A nível profissional, há muito proveito a ser tirado na utilização do Instagram Stories. Ao visualizar uma Story, podemos responder directamente ao que vimos numa mensagem privada (Instagram Direct). O carácter simples e acessível deste chat fez com que a aproximação das marcas com o seu público disparasse de forma muito positiva, sendo que 1 em cada 5 Instagram Stories recebe mensagens directas dos utilizadores.

Porquê?

O segredo está não só no conteúdo que é publicado, sendo uma óptima plataforma para lançar um produto novo, promoções, making of ou bastidores de determinado momento, mas na forma como se publica. Aqui seguem algumas dicas sobre as Instagram Stories mais giras.

 

 

1. Uma Story de vários capítulos

“Era uma vez… E viveram felizes para sempre” é o princípio básico para qualquer contador de histórias, e de Instagram Stories. A possibilidade de fazer um build up por capítulos é uma maneira de prender a atenção do utilizador durante mais tempo, e com conteúdos de informação bem distribuídos e coerentes, tornando a leitura fácil e pouco pesada. O conceito de storytelling é chave no uso desta plataforma, como o próprio nome indica: este tipo de publicações necessita de um princípio, meio e fim ligados entre si. Uma boa prática para compreender melhor isto passa por ganhar alguns minutos a ver as Stories de quem seguimos nas nossas contas pessoais, e analisar o que nos prendeu a atenção até ao fim, o que passámos rapidamente, e porquê.

 

2. “Saber Mais” nunca foi tão fácil

“Saber Mais” ou “Swipe Up” é a funcionalidade que permite ao utilizador sair da app, sem sair dela. Pode ser inserido um link para um site, um vídeo no YouTube, etc. Por exemplo, ao fazer uma Instagram Stories relacionada com a promoção de um produto, basta deslizar o dedo e já nos encontramos no site para a compra do mesmo. Caso a conta do Instagram não seja verificada (são necessários 10.000 seguidores), a outra opção é colocar o link na Bio do perfil, e reencaminhar as pessoas até lá. Esta é uma boa forma de obter tráfego através da app, que não permite fazê-lo nas descrições das publicações, por exemplo.

3. Vamos a votos?

As sondagens de duas opções permitem que os utilizadores interajam directamente com a marca, e sintam que têm um papel importante, através da sua opinião. É uma óptima maneira dar a conhecer inovações de produtos e testar o que resulta melhor, perceber intenções de compra, e revelar um lado mais pessoal da marca.

O truque de uma boa sondagem pode estar em adicionar um toque de humor, 0% de abstinência criativa, e tudo a favor de partidos claros e objectivos. Sobre isto, também já escrevemos mais, aqui.

 

4. Respeitinho ao manual de normas é bom, e a marca gosta

O Instagram Stories apresenta uma variedade enorme de cores, tipos de letra, e outras ferramentas que, quando bem aplicadas, tornam a partilha única e diferenciadora dos restantes perfis. Contudo, é importante saber utilizar tudo isto a favor da marca, tendo em conta a coerência gráfica. Uma das maneiras de tirar proveito da personalização sem destruir a identidade da marca é poder escolher as cores específicas do texto: ao pressionar uma das cores da tabela, surge o esquema de cores completo. A nível visual, utilizar o(s) mesmo(s) filtro(s) e criar as imagens fora da app já a pensar na sua publicação para o Stories são também alguns elementos a ter em conta. Entre tantas opções de personalização nesta plataforma, é a coerência gráfica que permite que as marcas possam fazer uso disso, sem descurar a sua identidade.

 

5. Instagram Stories durante 24 horas, de todas as 24 horas

Agora que o Instagram guarda automaticamente as Instagram Stories no “Arquivo”, há mais abertura para planear e pensar neste conteúdo, com uma perspectiva geral do tipo de partilha que se pretende para este canal. Além disto, o uso da secção dos “Destaques” no perfil é uma maneira possível de organizar o conteúdo por assuntos, que estão sempre disponíveis além das 24 horas habituais. Se estamos com determinada promoção ou novidade nas Stories, e queremos mantê-la visível durante mais tempo mas não faz sentido a sua publicação num post, basta adicioná-la aos Destaques.

 

 

6. Nada é estático, tudo se transforma em vídeo

No Instagram Stories, os vídeos estão disponíveis durante 15 segundos, enquanto as imagens duram 7 segundos. Para ganhar mais tempo de consumo, basta transformar as imagens em vídeo, ao acrescentar música, algumas animações (ou GIFS, agora disponíveis directamente na plataforma), de maneira a evitar que a publicação seja facilmente passada para próxima.

 

 

7. Sneak-Peek Colorido

Uma das formas de dar uso às tintas do Stories é colocar uma imagem, pintar o fundo completamente (depois da cor escolhida, basta pressionar o ecrã e este fica totalmente preenchido), e, depois, com a borracha, apagar a zona escolhida para revelar a parte da fotografia que pretendemos mostrar. Esta dica, conjugada com a primeira do artigo (storytelling), é uma maneira cativante de desvendar a imagem em várias Stories.

 

 

8. Diz-me onde estás e qual o teu hashtag, dir-te-ei quem és

Já escrevemos sobre o assunto antes, mas colocar # no Instagram Stories só traz vantagens para as marcas. Além de poder fazer sobressair um perfil ou trend em crescimento, as campanhas digitais podem ser repensadas tendo também em conta o seu uso nos Stories. Recomendamos apenas o uso de um ou dois # nesta plataforma, de maneira a não obstruir a leitura da publicação. Juntamente com isto, acrescentar a localização também ajuda a potenciar a visibilidade da marca.

 

 

 

9. Sombras, relevo e texto

Para dar um efeito de relevo e maior destaque ao texto, é possível escrever a mesma frase/palavra duas vezes, em duas cores diferentes, e depois disso sobrepor o tom mais claro sobre o escuro. Além desta opção, brincar com os tipos de letra disponíveis além do clássico também traz alguma personalidade ao próprio texto – tendo sempre em atenção a identidade gráfica da marca (dica 4).

 

10. Se não tenho likes, como sei que o Instagram Stories tem sucesso?

Uma das marcas do sucesso desta plataforma assenta nas respostas via Instagram Direct. No entanto, isto é um resultado orgânico e as Instagram Stories, como qualquer outro canal, necessitam de planeamento e estratégia que só uma análise de dados pode oferecer. Ao visualizar o que publicámos, basta deslizar para cima e observar as estatísticas, desde o reach, o número de vezes que os utilizadores saltaram ou andaram para trás, etc. Para activar esta funcionalidade, basta ir ao perfil, e clicar em Estatísticas > Histórias.

Por outras palavras, o Instagram Stories é a ferramenta perfeita para uma comunicação que é profissional a ser descontraída, pessoal e eficaz.

Se quiseres estar a par das novidades do mundo do marketing digital e redes sociais, subscreve o nosso Auto-Rádio.

Newsletter:

Subscreve para receber os melhores artigos do mês:

Deixa o teu comentário:

Responde a este comentário

Subscreve a nossa newsletter